Conheça os Principais Problemas Nos Pugs

 Quem tem ou deseja ter um Pug, precisa conhecer os Principais Problemas nos Pugs em relação a sua saúde.

Umas das principais características dos Pugs, é seu corpo compacto e forte, o que pode encaminhar rapidamente para um sobre peso, principalmente em animais castrados e com uma vida sedentária

Por essa razão, devemos ficar acompanhando seu ganho de peso com olhos mais criteriosos.

Conseguir controlar o sobre peso ainda no início é uma tarefa mais fácil do que quando chegamos ao ponto de termos um animal obeso.

Rações especiais para esse problema são desenvolvidos pelas principais marcas de alimentos, não somente para perderem peso, como também para controlar o peso adquirido.

Exercícios diários possuem também igual importância a fim de queimarmos a gordura já adquirida.

Principais Problemas Nos Pugs – Respiração

Principais Problemas Nos Pugs - Respiração

 

Outra característica racial é a conformação de seu focinho curto a qual chamamos de braquiocefálicos.

Quando muito excitados, a conformação de garganta e de seu palato podem levar a um quadro comumente chamado de “espirro reverso”, no qual o animal parece se engasgar seguido de espirros, ronquidão e falta de ar.

Isso é muito comum, principalmente quando os animais ficam muito excitados, por uma irritação na garganta, ingerindo água ou comida apressadamente ou com o simples contato de uma coleira em volta do pescoço.

O nome técnico para isso é reflexo faríngeo ou reflexo de engasgo.

Ele é causado por fluídos ou detritos que ficam sobre o palato e a faringe limitando a respiração, havendo uma sensibilidade diferente entre cada indivíduo.

Espirros reversos geralmente não são prejudiciais e passam rapidamente.

Massagear o pescoço do animal ou cobrir suas narinas pode ajudar a encurtar os episódios ao incentivarmos a respiração pela boca.

Ainda sobre a respiração dos pugs, devemos nos atentar a conformação de suas curtas narinas, que podem estar estenosadas (uma diminuição do espaço da passagem do ar), o que leva a uma dificuldade na respiração.

Em crises relacionadas a excitação do animal, tentamos contornar com uma mudança na rotina a fim de não deixá-los muito excitados.

Mas em casos mais graves, terapias diferenciadas podem ser usadas pelo clinico, sendo cogitado algumas vezes uma intervenção cirúrgica a fim de modificar suas vias respiratórias.

Principais Problemas Nos Pugs – Olhos

Principais Problemas Nos Pugs - Olhos

 

Ainda na cabeça dos Pugs, devemos ressaltar o prolapso do olho (quando o olho salta parcialmente ou totalmente de sua cavidade), podendo ser causado por circunstâncias mais drásticas como um trauma na cabeça ou em alguns animais, pelo simples aperto de uma coleira ou segurando mais firmemente a região do pescoço.

Se parcialmente expostos, o proprietário ou o clinico conseguem empurrar o olho novamente para sua posição.

Em casos mais agressivos, quando o olho fica totalmente exposto, os tutores devem correr a um hospital veterinário para sua recolocação o mais rápido possível a fim de tentarmos salvar o órgão.

Se os prolapsos acometerem o animal com certa rotina, é aconselhável o encaminhamento a um oftalmologista a fim de considerarem um processo corretivo cirúrgico.

Principais Problemas Nos Pugs – Pele

Principais Problemas Nos Pugs - Pele

 

Uma outra característica racial dos Pugs são suas dobras de pele no rosto, as quais devem ser limpas com um algodão úmido em soro fisiológico uma vez ao dia a fim de evitarem irritações e consequentemente infecções.

A umidade permanente nessas rugas, somado ao acumulo de secreções em uma região fechada levam a um problema comum nessa raça chamada de dermatite de dobra de pele.

Por isso é muito importante, mesmo após a limpeza, utilizar um pano ou algodão seco a fim de não deixar a área úmida.

Os pugs também são muito suscetíveis a doenças crônicas de pele, principalmente por sua herança genética.

Um estudo ingles documentou uma alta consaguinidade entre os cães de pedigree, mostrando que quase 10.000 Pugs no Reino Unido são provenientes de apenas 50 indivíduos.

Isso significa que os problemas encontrados um desses animais, se espalhou por quase todos os outros indivíduos geneticamente.

Dentre os problemas de pele mais comuns então a sarna demodécica, causado por um acaro que se aproveita do sistema imune inefetivo dessa raça, mas que pode ser facilmente diagnosticada e possui um tratamento efetivo nos dias de hoje.

Principais Problemas Nos Pugs – Articulação

Principais Problemas Nos Pugs

 

Uma anormalidade na articulação do quadril com o fêmur leva a um processo chamado de displasia coxo femural.

Apesar de ser mais comum em animais de grande porte, como labradores e pastores alemão, a raça dos Pugs foi classificada como uma das mais afetadas entre os animais de pequeno porte.

Seus sintomas geralmente são visíveis aos tutores pela dificuldade em se locomover com os membros posteriores ou pela simples demonstração de dores.

Em casos mais extremos, é indicado o tratamento ortopédico que pode seguir para uma correção cirúrgica.

 

Mas, os Pugs não são apenas problemas, não é mesmo?

Você pode saber muito mais sobre essa raça linda e muito brincalhona.

E você, já passou por algo assim ou tem alguma dúvida?

Deixe um comentário nos contando a sua experiência.

E se gostou do texto, clique nos botões abaixo e compartilhe nas Redes Sociais.

Dr. Fernando Almeida

Médico Veterinário, graduado pela UNISA há quase 15 anos. É proprietário e Responsável técnico pela Clínica Veterinária Jardim França na Zona Norte de São Paulo.

Deixe um comentário