Dermatite Canina e a Homeopatia: Como Funciona

A Dermatite Canina ou problemas de pele é uma das causas mais comuns que levam os proprietários de cães a procurarem pelo auxílio de um veterinário.

Os problemas dermatológicos podem ser originados muitas vezes pela simples presença de ectoparasitas (pulgas, piolhos, sarnas) ou também por problemas mais sérios relacionados à alimentação, disfunções hormonais, alergias, problemas com a higiene, cuidados na criação, tipos inadequados de canis, micoses, etc.

Seja por um motivo ou por outro, os quadros dermatológicos quase nunca passam despercebidos pelos proprietários.

Se tornam bastante evidentes devido aos transtornos estéticos, odor e principalmente pelo comportamento alterado que estes animais apresentam.

Dermatite Canina: A Coceira

Dermatite Canina

 

A coceira que se instala em alguns destes quadros gera muita inquietude, além de infecções secundárias provocadas pelo auto traumatismo do ato de se coçar.

Existem algumas raças de cães mais predispostas do que outras para determinados problemas de pele.

Mas apesar disto, devemos também sempre levar em consideração o aspecto mental/emocional do animal além dos fatores externos já mencionados aqui.

A homeopatia trata dos problemas dermatológicos dos cães observando não só as lesões de pele, mas também o indivíduo como um todo.

Não é raro, por exemplo, encontrarmos animais que por carência afetiva ou ciúmes acabam desenvolvendo quadros dermatológicos.

Indivíduos de uma mesma raça apesar de serem externamente parecidos, podem apresentar comportamentos diferentes:

Eles podem ser  mais ou menos amorosos, agressivos, ciumentos, vingativos, inseguros e muito mais.

Em função disso e de outros tipos de circunstâncias adversas, um mesmo tratamento alopático empregado em dois animais diferentes com sintomas semelhantes, conseguirá sucesso somente em apenas um deles.

Quando um animal se encontra equilibrado e feliz, é muito mais difícil que ele adoeça.

A homeopatia trabalha na busca deste equilíbrio e é por meio da análise de todos os fatos envolvidos na história do paciente e da observação das particularidades de cada personalidade, que encontra uma maneira menos agressiva de melhorar a qualidade de vida ou promover a cura dos nossos queridos Pets.

Você sabia que os nossos Pets podem ser tratados com a Homeopatia?

Deixe um comentário nos contando a sua experiência.

E se gostou do texto, clique nos botões abaixo e compartilhe nas Redes Sociais.

Clínica Veterinária Jardim França - Dra. Elisabeth Krelling

Médica Veterinária graduada pela FMVZ-USP, com especialização em Homeopatia e Acupuntura no IBEHE.

 

Deixe um comentário