Obesidade canina tem tratamento na homeopatia?

Obesidade canina é um dos assuntos do momento.

É muito comum atualmente, ouvirmos queixas relacionadas à Obesidade canina, principalmente quando se observa o entra e sai nos consultórios veterinários.

Quando ainda estava estagiando na faculdade, atendi a um caso de erro de adequação alimentar que jamais esqueci.

A proprietária trouxe para atendimento no ambulatório um cãozinho idoso, e a queixa principal dela era a obesidade do cão, que quase não conseguia mais andar por causa do excesso de peso.

Quando iniciei o interrogatório de costume, observei que para todas as perguntas que fazia, a resposta era sempre a mesma:

“Tudo no cão era normal, inclusive a quantidade de alimento que ingeria, apenas duas refeições ao dia, à base de ração para cães.”

Obesidade Canina

Parece que não é a quantidade normal, né?!

O Veterinário sempre precisa fazer uma boa investigação durante a consulta, pois precisa descartar as outras causas para a obesidade canina como os distúrbios hormonais, sedentarismo, etc.

E portanto, ainda não contente com as respostas recebidas, resolvi questionar a proprietária com relação aos hábitos familiares com relação ao cão, que segundo ela, volto a frisar, comia apenas duas vezes ao dia.

Foi então, que naturalmente, a proprietária começou a relatar que na hora do café da manhã comprava 4 pãezinhos: dois para ela e dois para o cão.

Segundo a proprietária, ela trabalhava em casa como costureira e o cão era como um “assistente” e, portanto, passava o dia todo ao lado da máquina de costura lhe fazendo companhia.

Depois lembrou que às 10hs da manhã, ela fazia um “lanchinho” e como o cão ficava “olhando”, oferecia para ele um chocolate da marca Prestigio todos os dias!

Lógico que na hora do almoço o cão recebia a ração habitual e na “quantidade certa”.

No período da tarde, novo lanchinho para os dois, depois o jantar à base de ração e finalmente um lanchinho antes de dormir.

Se faz necessário aqui comentar, que a proprietária também era obesa e não tinha consciência que sua conduta com relação ao cão estava completamente equivocada.

Ela não entendia que os alimentos oferecidos fora do período de almoço e jantar eram prejudiciais e que podem causar a Obesidade canina.

Passamos então a orientá-la com relação às restrições alimentares necessárias e para nossa feliz constatação, o animal foi perdendo peso, apesar de ter ficado bastante estressado com a retirada dos alimentos excedentes.

É importante lembrar, que perder peso mediante uma restrição alimentar forçada não é fácil para ninguém.

Imaginem para um cãozinho acostumado a tantos mimos durante o dia?

Onde a Homeopatia trataria a Obesidade Canina?

Obesidade Canina

Hoje, com meu conhecimento em Homeopatia, sei que teria sido muito mais fácil ter associado um tratamento homeopático ao tratamento convencional.

Teríamos tido mais tranquilidade do animal, melhores resultados, menor prazo de tempo no resultado e sofrimento/estresse ao animal.

A Homeopatia atua não só no corpo físico, mas também atua no mental, procurando equilibrar o temperamento e as emoções durante o período de tratamento.

Se acaso você está percebendo um ganho de peso gradual em seu animalzinho de estimação, procure logo ajuda para ele.

Pois como sabemos, o ganho de peso pode ter consequências muito ruins como a diabetes, artrose de articulações, problemas cardíacos, de coluna, além de um desconforto imenso pelo excesso de peso.

A saúde se percebe pela vivacidade e alegria do cão/gato.

A longevidade de nossos amiguinhos “pets” depende muito de nossa observação e bons hábitos de manejo.

Você sabia que os nossos Pets podem ser tratados com a Homeopatia?

Deixe um comentário nos contando a sua experiência.

E se gostou do texto, clique nos botões abaixo e compartilhe nas Redes Sociais.

Clínica Veterinária Jardim França - Dra. Elisabeth Krelling

Médica Veterinária graduada pela FMVZ-USP, com especialização em Homeopatia e Acupuntura no IBEHE.

 

Deixe um comentário