Ração Natural: Ração Comercial ou Alimentação Caseira

Quando se trata de Ração Natural, a maior dúvida sempre vai ser:

Dieta caseira ou Ração comercial, qual a melhor para meu Pet?

Muito se fala sobre alimentação dos cães e gatos, e cada dia mais e mais empresas lançam novos alimentos, novas rações, novas empresas oferecendo comida caseira.

Mas afinal, diante de tantas opções, qual a melhor para meu pet?

Em linhas gerais o melhor alimento para seu pet é o que for completo e balanceado para ele.

Mas isso não é suficiente, precisa também se adequar ao estilo de vida da família.

Se você trabalha o dia inteiro, faz plantões esporádicos à noite, viaja de final de semana e não tem uma rotina fixa, talvez a ração seja a melhor opção, pela praticidade de apenas abrir o pacote e servir.

Ração Natural: A Comida Caseira Vale a Pena?

Ração Natural

Comida caseira, apesar de poder ser congelada, precisa de alguém disposto não somente a fazer a comida, mas também a estar em casa e com tempo para descongelar a comida, colocar o suplemento, servir, retirar após o pet ter comido e colocar fora do alcance dele os restos.

Por outro lado, se sua preocupação é em saber exatamente o que seu cão está comendo, a comida caseira seria a de escolha.

Dessa forma, você saberia com certeza o que está sendo colocado no prato dele.

O ponto negativo da comida caseira é que a mesma precisa ser muito bem balanceada e formulada por um veterinário nutrólogo, para ter certeza de que todos os nutrientes necessários estão não apenas presentes na dieta mas nas quantidades necessárias.

Outro ponto negativo é que a comida caseira, por ser isenta de conservantes (o que é algo bom), pode se deteriorar facilmente.

Além disso a escolha dos ingredientes é de suma importância para a saúde do cão, ou do gato, e muitas vezes pode sair até mais caro do que a ração comercial.

E ao contrário da ração comercial, em que todos os ingredientes estão misturados e não podem ser separados, na dieta caseira quem prepara tem controle total sobre o que está sendo feito, e muitas vezes deixa de lado um ou outro ingrediente ou substitui, por conta própria, por outro que ache similar.

O que não deve ser feito.

Por exemplo.

  • Não tinha fígado no mercado? Não tem problema, coloco moela.
  • Se a carne estava cara, coloco frango.
  • Se o suplemento estava em falta, deixo sem.

Todos esses pontos podem desbalancear completamente a dieta e causar sérios problemas ao paciente.

Portanto, quem se aventura a fazer comida caseira para seu cão ou gato deve estar 100% comprometido com isso e entender os riscos de modificar qualquer ingrediente sem consultar o veterinário que formulou a dieta.

E tomar muito cuidado para o seu Pet não começar a engordar.

E você, já pensou em dar Ração Natural  feita em casa alguma vez?

Deixe um comentário nos contando a sua história.

E se gostou do texto, clique nos botões abaixo e compartilhe nas Redes Sociais.

Vanessa Muradian

Médica Veterinária, com mestrado e doutorado pela FMVZ-USP. Responsável pelas áreas de Oncologia e Nutrição Clínica de Cães e Gatos.

Deixe um comentário