Panetone: Entenda porque não dar ao meu cachorro

 Você já pensou em dar um Panetone ao seu cachorro?

As festas de fim de ano estão chegando e naturalmente já pensamos nos almoços e jantares em família, confraternização com amigos e todas as guloseimas que esse período nos traz.

Da mesma forma pensamos também nos quilos extras que podemos ganhar, e já ensaiamos as promessas de ano novo para perder todos os quilos acumulados nesse período.

Mas e nossos pets?

Será que devemos nos preocupar com o efeito das festas de fim de ano com eles também?

Com toda certeza que sim.

Diante das festas em casa, nossos pets são expostos a diversas pessoas que não estão acostumadas com eles, e até com a intenção de serem amigáveis acabam dando petiscos que eles não deveriam receber.

Dependendo do alimento apenas um pouquinho pode não trazer problema algum, mas além de contribuir com um possível sobrepeso nesse período há alguns petiscos que de maneira alguma podem ser dados aos cães, com o risco de intoxicá-los.

Panetone ou Chocotone – Cuidado Principal com o Chocolate

Panetone

Um dos alimentos que precisamos tomar muito cuidado é com o chocolate.

Presente em muitas guloseimas de fim de ano, como panetones, pudins e bolos, pedaços de chocolates caídos pelo chão podem ser um perigo aos cães.

Eles contém uma substância chamada teobromina, que quando ingerida pelos cães pode causar vômitos, diarreias, excitações e até convulsões e coma!

Os sintomas podem começar algumas horas após o cão ter comido o chocolate e durarem por até 3 dias.

Cães pequenos podem ser mais sensíveis e serem intoxicados por apenas alguns pedaços de chocolate, por isso é muito importante informar a família e as visitas para serem cautelosos e não darem nada aos seus cães.

Nem um pedacinho, Ok!

Não existe antídoto ou tratamento específico, apenas sintomático.

Se o seu cão tiver algum sintoma estranho e puder ter comido chocolate leve o mais rápido possível ao seu veterinário de confiança.

Existem no mercado chocolates específicos para cães, que não possuem a substância tóxica.

Se a família quiser agradar ao pet e quiser que ele também coma um pedacinho de panetone de natal, deve comprar esses produtos para deixar reservado, assim toda a família participa das festas com segurança.

Mas, se você tem dúvidas, clique aqui veja quais são os alimentos proibidos para os nossos Pets.

E você, já passou por isso alguma vez ou conhece alguma experiência de alguém?

Deixe um comentário nos contando a sua história.

E se gostou do texto, clique nos botões abaixo e compartilhe nas Redes Sociais.

Vanessa Muradian

Médica Veterinária, com mestrado e doutorado pela FMVZ-USP. Responsável pelas áreas de Oncologia e Nutrição Clínica de Cães e Gatos.

Deixe um comentário